Pensamento Amarelado



Alguém me explique esta mania que os portugueses têm de tirar os sapatos antes de entrar na casa de alguém???
Isto foi algo que sempre me intrigou desde a mais terna idade, quando ia a casa de familiares e era obrigada a descalçar-me. Depois, andava toda a gente descalça a partilhar o mesmo ar com a mesma descontracção que perpetuavam este ritual um tanto esquisito. O mais estranho é que ninguém parecia achar estranho a este costume. E lá ficavam todos os sapatinhos alinhadinhos á porta, fizesse chuva ou fizesse sol.

Pensava eu que esta praxe já estava ultrapassada, quando hoje fui convidada a tirar os meus lindos sapatinhos á entrada. Ui, esta agora!!! Todos os recalcamentos de infância voltaram em flash na minha cabeça. Estão a ver a minha cara de espanto! Isto ainda se faz???
Todo o tempo que lá estive só pensava nos coitadinhos abandonados lá fora e com tanta vagabundagem que anda por aí. Mas isto é algum costume que sobreviveu ás conquistas mouras? Foi algum chinesinho que começou com isto? Falta de tapetes?
Hmmm… Cismo, pois claro que cismo! Era-me dito que a boa educação assim o exigia, e era uma questão de respeito para com os anfitriões. Hmmm…Ora, boa educação? Onde? Só se for na China.

Não sei se é por causa da minha educação tipicamente inglesa, não consigo entender este costume. Não é embirração minha, juro que não! Eu adoro andar descalça, principalmente depois de um longo dia de trabalho, nada me dá mais gosto. Mas convínhamos, que tirar os sapatos sempre que se entra na casa de alguém é no mínimo hilariante.
Vizinhos, pensem nisto da próxima vez que calçarem uma meia rota.

1 Vizinho(s) mais amarelo(s):

Vanita disse...

Isso é completamente surreal! Típico de gente pequena que gosta de ter "palácios" para inglês ver. Da próxima vez que te pedirem para tirar os sapatos, abre um dos armários e vê o que têm lá dentro
:P