Ser o que se é

Enquanto tentava escolher um rimel a senhora da loja disse-me: "Este dá volume e alonga as pestanas, cria o efeito de pestanas postiças. Olhe, é para ficar como as suas! Sim, porque já lhe devem ter perguntado muitas vezes se tem pestanas postiças..."


Esbocei apenas um sorriso.


De imediato recuei aos tempos da escola primária, tempos em que as minhas colegas gozavam comigo e teimavam que eu pintava os olhos. Furiosa, magoada, eu bem dizia que não, mas elas insistiam! Hoje percebo, ao olhar para as minhas fotos em bébé e de criança, que era normal o pensamento delas, porque o que se via mais eram olhos e pestanas! Hoje percebo que as meninas da minha turma tinham era um pouco de inveja... Que no fundo era um elogio escondido num ataque. Mas eu só conseguia achar que elas me julgavam falsa. Porque na minha cabeça de menina, se eu me pintasse com aquela idade, e se ainda por cima mentisse ao dizer que não o fazia, estaria a adulterar o que eu era na realidade. Nunca gostei disso! Porque, desde sempre que sei que eu sou o que sou... E sempre serei!


Ainda hoje me faz uma certa confusão pensar em mudanças radicais, pensar em alterações de características muito minhas. Era incapaz de fazer algo que me deixasse o cabelo sem os meus caracois, definitivamente, por exemplo. Mas cada pessoa é livre de fazer o que achar melhor com o seu corpo. E reconheço que há casos em que é necessário recorrer a alterações, mesmo por questões de saúde. Não sou contra, atenção! Nem digo que não devemos tentar ser mais e melhor, ter brio. Não é isso que está em causa. Só acho que eu não seria capaz, ou que seria muito estranho para mim. Como se quisesse mostrar que sou diferente do que na verdade sou...


Hoje não tenho qualquer tipo de problema em pintar e realçar os meus olhos, em alongar, ainda mais, as minhas pestanas. Assim como também não tenho problemas em receber os elogios. Porque, e isso só aprendi com o tempo, se eu sou o que eu sou, também não posso esconder, ter vergonha, ou sentir-me mal, com o que tenho de bom e de bonito.

3 Vizinho(s) mais amarelo(s):

CITRA disse...

E que lindos olhos tu tens! ;-)

Um brasileiro disse...

Oi. Estive por aqui. Vi e gostei. Muito legal e interessante. Apareça por la. Abraços.

Anónimo disse...

Os olhos são o espelho da alma e quando sobressaem a pessoa não consegue deixar de chamar à atenção. ;)

Beijinhos