Mais brilho


Sei que já estamos no Novo Ano, mas não posso deixar de falar em duas pessoas que me marcaram especialmente este período de festas. Senti muito a presença desses dois amigos e faço questão que saibam disso. No dia 24 uma amiga mandou-me um sms que dizia:
"Sabes, por estes dias, mais do que nunca, devia ter estado contigo. Este ano estou sem espírito de natal, o Grinch tomou conta de mim. Precisava de ver a Fé a brilhar-te no olhar, a alegria no riso, a magia das histórias do teu natal..."
Fiquei a pensar naquelas palavras durante o Natal todo, a questionar-me sobre o motivo das pessoas olharem para o meu Natal dessa forma. Será a forma como vivo essa época ou já será a forma como vivo? Liguei logo à Mikas para lhe mandar um pouco de alegria, ainda que por telefone. Enquanto estava com a minha família, à lareira, pensei muito nela, gostava que ela se sentisse acompanhada, que olhasse para tudo com mais brilho. Talvez nem tenha dado conta, mas afinal, mais do que nunca, ela esteve comigo!
O outro amigo, bem... eu levei-o na carteira para todo o lado! Entrou em todas as casas, esteve no meio da minha família, dormiu no sofá comigo, abriu as prendas comigo. Mais do que o seu lado doce eu gostava de o ter tido lá em todas as suas formas, com todas as suas alegrias e tristezas. Gostava que ele se sentisse acompanhado, que olhasse para tudo com mais brilho.
Não foi o melhor dos Natais... Fomos menos do que o habitual. Mas ainda assim, eu senti-me acompanhada e tentei olhar para tudo com mais brilho. E vocês os dois ajudaram muito nisso!!!



2 Vizinho(s) mais amarelo(s):

Anónimo disse...

Já brilhava antes de ler esta mensagem. o calor do teu telefonema no Natal e o espirito de renovação do ano novo reanimaram-me a vontade. Brilhei ainda mais quando a li. Depois fui a um sítio. Subi ao 6º andar como na música e de lá atiraram-me pra dentro do poço de mim. Fez-se escuro. Muito escuro. Em mim. Como ja não fazia há muitos, muitos anos. Ainda no 6º andar, agarrada à parede, a poucos metros do fundo do poço, fui ao WC. nesse momento, mo momento mais preciso (e quiça o mais precioso) recebi uma sms tua. para vir ver o brilho que me tinhas deixado aqui. no escuro, lembraste-me, sem puderes saber, do mais importante que me faltava lembrar ali: que eu tenho brilho. sou um pisca-pisca, como as luzes do Natal, mas ainda assim, ha uma fracção de segundo em que brilho, para na fracção seguinte me apagar, e no proxima voltar a brilhar. É assim que tem sido a minha vida. uma montanha russa. uma intermitência. e tudo o que eu mais quero é não defraudar os espiritos bons, como o teu, que olham para mim, cheios de fé, vêm o meu brilho e acreditam em mim. Porque há dias que eu nao acredito.

Tua leitora assídua,
Amiga de todas os dias
de todas as horas,

MIKAS

O outro amigo disse...

Tu sabes que brilho é coisa que não me falta, quando tenho o prazer de viajar contigo, como nesse dia...