Des(conhecidos)

SomeOne, someWhere is wathing you.

Curioso é o facto de às vezes nem termos a noção que o mundo repara que existimos. Até! Que não somos invisíveis de todo. Ainda fico perplexa quando pessoas que apenas conheço de vista. Pessoas que aceno com a cabeça ou esboço um sorriso ao de leve por simpatia, porque partilhamos as mesmas ruas, os mesmo caminhos e cruzamentos, o mesmo ginásio, o mesmo supermercado, café ou caixa de multibanco… Ou porque apenas sabem quem somos. Num acto de verdadeira, inestimável e inusitada coragem me vêm perguntar:

«Sei que não nos conheçemos; mas não te tenho visto, o que é feito de ti? Andas desaparecida. Está tudo bem?»

Curioso, este despertar da curiosidade alheia sem se saber. Curioso, este abrir de portas da coragem para confiar no que não temos a certeza. Curioso, este aguçar, este espicaçar da curiosidade. Curioso, como o des(conhecido) nos intriga.

Primeiro, cora-se. Depois pasma-se, com uma cara de quem acabou de descobrir a fórmula secreta para a solidão. Finalmente, sorri-se por pensar que não se é completamente alheio aos demais. Sorri-se porque aguçamos a curiosidade nos outros. De alguém. Afinal, não somos transparentes, somos vistos... Ufás!

No fundo basta isso até porque somos todos: Des(conhecidos)!

1 Vizinho(s) mais amarelo(s):

ML disse...

delicioso!! :)

ás vezes acho que éramos todos bem mais felizes se tivéssemos essa inestimável e inusitada coragem que descreveste!